Saiu nesta quinta-feira, 5 de maio do corrente, a lista de premiados dos editais de audiovisual do governo de Pernambuco - o Funcultura. O pacote com pleto inclui R$ 3,5 milhões para projetos de longa-metragem; R$ 1,5 milhão para curtas-metragens; R$ 1,5 milhão para produtos de televisão; R$ 1,4 milhão para projetos de difusão, pesquisa e formação e R$ 100 mil para o desenvolvimento do cineclubismo, mais o Prêmio Ary Severo.
Ué, e daí? Tá igual ao Programa de Chamadas Públicas de Audiovisual Riofilme / SEC – o nome oficial do edital conjunto da Riofilme com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, não é?
Não, preclaro leitor.
Primeiro, porque a Chamada Pública daqui é bem maior que a de Pernambuco. Leia só: longa-metragem (desenvolvimento de projetos e finalização), séries para TV (desenvolvimento de projetos e produção de pilotos e séries), desenvolvimento de projetos de jogos eletrônicos, produção de documentários para TV, curta-metragem, mostras e festivais de audiovisual e um prêmio adicional para desenvolvimento de projeto multiplataforma.
Segundo, porque, por increça que parível, parece que o edital de Pernambuco obedeceu rigorosamente ao seu cronograma. Nenhum concorrente ficou esperando Godot pelo resultado. Se todos os concorrentes ficaram felizes com ele, isto é outra questão.
Pai dos burros: quando se fala de Samuel Beckett, mesmo os mais desinformados sobre teatro lembram de Esperando Godot, e vice-versa. Afinal, é a sua peça mais famosa. Seu enredo baseia-se na falta de comunicação entre os personagens e na pausa do silêncio da espera de algo que não se resolve. Igualzinho ao que está acontecendo no edital da Riofilme SEC.
Por quê?
Só para relembrar um pouco o seu cronograma:
Período de inscrições - 10/nov/10 a 12/jan/11
Etapa de triagem - 13/ a 28/jan/11
Publicação dos projetos classificados - 31/01/11
Etapa de análise de projetos - 15/fev/11 a 28/mar/11
PARADA PARA O CARNAVAL (que ninguém é de ferro...)- 07 a 09/mar/11
Etapa de seleção - reuniões das Comissões Avaliadoras - 04/ a 15/abr/11
Publicação dos projetos selecionados - 18/abr/11
Até o dia 31 de março deste ano, o cronograma foi seguido à risca. E só. Depois disso, nenhum esclarecimento que se preze por tal.
Por quê?
(Sim, eu sei que estou chato com este “por quê?”. Estou igual ao meu sobrinho de oito anos. Então tá. Tentarei ir direto ao ponto.)
É que, sabe-se lá por quê, reabriram as inscrições para a Chamada para Séries de TV (parceria Riofilme /SEC com a MTV): de 7 de fevereiro a 4 de abril do corrente. A decisão final da Riofilme /SEC/MTV está prevista, se não houver mais imprevistos (leia-se atrasos) para JUNHO deste ano. Pelo menos, a chamada fase 1 – a produção dos pilotos. A decisão final MESMO – a contratação das séries – está prevista para DEZEMBRO.
E daí? Deixe a MTV decidir (sim, porque no final das contas, é a MTV quem vai decidir, com ou sem a Riofilme e/ou o SEC) e toca em frente com o resto.
Não, gentil leitor. Não se sabe quem teve a brilhante ideia, mas quem apresentou projetos de curta, de longa, de documentários, de festivais e mostras e de jogos eletrônicos terá de esperar o resultado final da chamada para as séries de TV.
Ou seja: parou todo o Programa de Chamadas Públicas de Audiovisual Riofilme / SEC, até que a MTV finalmente dê o ar de sua graça e decida de vez.
E quando REALMENTE sai esta decisão? Em junho ou em dezembro? Eis o mistério da fé... no audiovisual...
Ou seja (de novo), quem apresentou projetos de curta, de longa, de documentários, de festivais e mostras e de jogos eletrônicos terá todo o tempo do mundo para se perguntar: se nós, concorrentes, tivemos de respeitar o regulamento (isto é, respeitar as exigências de documentos e os prazos), por que quem baixou estas regras (a Riofilme, a SEC e a MTV) não podem fazer o mesmo?
O mesmo tempo que Vladimir e Estragon tiveram (e tem até hoje) para esperar se Godot vem ou não vem.
07 maio, 2011
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