24 outubro, 2012

GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2012: OS VENCEDORES DO PÁREO.


Que conste dos autos: são opiniões de uma pessoa que respeito muitíssimo. Aliás, qualquer pessoa de bom senso na área de cinema respeita – menos, claro, os grandes jornais e seus segundos-cadernos-culturais-e-seu-jornalismo-de-press-release.
A pessoa é Maria do Rosário Caetano, que atualmente escreve na Revista de Cinema e em seu próprio blog, o Almanakito. O assunto é o Grande Prêmio de Cinema Brasileiro. É, aquele prêmio da Academia Brasileira de Cinema, sobre o qual escrevi um post há alguns meses atrás sobre as indicações e as apostas deste escriba.
Aliás, que tal vermos se este escriba acertou alguma coisa?
MELHOR LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO
O Palhaço, de Selton Mello (Produção: Vania Catani, por Bananeira Filmes).
Lembrando meu voto: ficou dividido entre Broder, de Jefferson De, e O Palhaço, de Selton Mello. (Aliás, pobre Jeferson De, que saiu de mãos abanando...)
MELHOR FILME DE FICÇÃO - VOTO POPULAR
O Palhaço
(Sábio público...)
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
Lixo Extraordinário (Produção: Hank Levine por O2 Filmes e Angus Aynsley por Almega Projects), de João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker.
MELHOR DOCUMENTÁRIO - VOTO POPULAR
Quebrando o Tabu (Produção: Fernando Menocci, Silvana Tinelli e Luciano Huck por Spray Filmes), de Fernando Grostein Andrade.
Meu voto também ficou dividido – desta vez entre À Margem do Lixo, e Evaldo Mocarzel, e As canções, de Eduardo Coutinho. Não deu nenhum dos dois. Uma pena.
MELHOR LONGA-INFANTIL
Uma Professora Muito Maluquinha (Produção: Diler Trindade por Diler & Associados), de André Alves Pinto e Cesar Rodrigues.
Lembrando meu voto: Palavra cantada 3D. O júri preferiu homenagear Ziraldo por seus 80 anos...
MELHOR DIREÇÃO
Selton Mello, por O Palhaço.
Lembrando que a dúvida cruel de melhor longa se repetiu aqui: dividi meu voto entre Jeferson De e Selton Mello.
MELHOR ATRIZ
DEBORAH SECCO como Bruna Surfistinha, por Bruna Surfistinha
Injustiça com Simone Spoladore – meu voto: sua Elvis, em Elvis e Madona foi fantástica.
MELHOR ATOR
SELTON MELLO (Benjamim/Palhaço Pangaré), por O Palhaço.
(Mais um acerto.)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
DRICA MORAES (Larissa) por Bruna Surfistinha.
(Mais uma injustiça – desta vez, com Cassia Kiss e Fabiana Karla. Mas justo com Drica Moraes e seu trabalho afinado.)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
PAULO JOSÉ (Valdemar/Palhaço Puro Sangue), por O Palhaço
(Bingo... Mais um acerto.)
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
ADRIAN TEIJIDO, ABC, por O Palhaço.
(Bingo...)
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
CLAUDIO AMARAL PEIXOTO, por O Palhaço.
(Bingo...)
MELHOR FIGURINO
KIKA LOPES, por O Palhaço.
(Bingo...)
MELHOR MAQUIAGEM
MARLENE MOURA e RUBENS LIBÓRIO, por O Palhaço.
(Meio injustiça com Marina Beltrão, por Elvis e Madona. Podia dar empate aí.)
MELHOR EFEITO VISUAL
CLÁUDIO PERALTA, por O Homem Do Futuro.
(Meu voto, só para lembrar: André Kapel, por Broder. Outra injustiça.)
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
MARCELO VINDICATTO e SELTON MELLO, por O Palhaço.
(Bingo...)
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Adaptado da obra “O Doce Veneno do Escorpião” de Bruna Surfistinha. ANTONIA PELLEGRINO, HOMERO OLIVETTO e JOSÉ CARVALHO, por Bruna Surfistinha.
(Lembrando meu voto: Domingos Oliveira, por Todo Mundo Tem Problemas Sexuais. Injustiça com mestre Domingos...)
MELHOR MONTAGEM FICÇÃO
MARILIA MORAES e SELTON MELLO, por O Palhaço.
(Bingo...)
MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO
PEDRO KOS, por Lixo Extraordinário
(Lembrando meu voto: Ava Gaitan Rocha, por Estrada Real da Cachaça.)
MELHOR SOM
JORGE SALDANHA, MIRIAM BIDERMAN, RICARDO REIS e RODRIGO NORONHA, por O Homem Do Futuro.
(Única injustiça com O Palhaço, que foi meu voto.)
MELHOR TRILHA SONORA
VLADIMIR CARVALHO, por Rock Brasília.
(Lembrando meu voto, para os injustiçados Edu Lobo, por Não se Preocupe, Nada Vai Dar Certo, e Jeferson De e João Marcelo Boscoli, por Bróder.)
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
PLÍNIO PROFETA, por O Palhaço.
(Bingo...)
MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO
Juliana Rojas, por Pra Eu Dormir Tranquilo.
(Bingo...)
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
Alessandra Colassanti e Samir Abujamra, por A Verdadeira História da Bailarina de Vermelho.
(Bingo...)
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Leonardo Cata Preta, por O Céu no Andar de Baixo.
Ficou em branco, pois os cinco são ótimos. Palmas para Leonardo Cata Preta.
MELHOR LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO
Woody Allen, por Meia Noite em Paris. Distribuição: Paris Filmes.
MELHOR FILME ESTRANGEIRO - VOTO POPULAR
Rio.
Por increça que parível, a decisão do júri, por Meia Noite em Paris, foi mais sábia do que a do voto popular (e não, não estou tucanando...) que preferiu os bons e velhos estereótipos que americano tem sobre o Brasil e qualquer outro país da América Latina - só faltando o mexicano-que-dorme-de-sombrero - de Rio, de Carlos Saldanha. Triste.)
***************
Findo o balanço dos premiados ao Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, voltemos às opiniões de Maria do Rosário Caetano, que podem ser encontradas em post de seu Almanakito.

Nossa amiga cita alguns problemas deste prêmio da Academia Brasileira de Cinema que quer ser o Oscar do cinema brasileiro, mas não consegue. Listando:
1- O ALCANCE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA – A Academia Brasileira de Cinema tem cerca de 200 associados. A maioria é radicada no Rio de Janeiro e atuante no cinema carioca. Ninguém do cinema de outros estados.
Ora, pinhões, Rô chama a atenção para uma coisa importante a respeito de um Grande Prêmio de Cinema Brasileiro: “Um prêmio que se propõe a ser BRASILEIRO precisa mobilizar os VARIOS BRASIS.” – isto é, precisa incorporar e mobilizar também os cinemas e cineastas de outros estados. Ficar centrado no chamado “eixo Rio-são Paulo do cinema industrial”, levando-se em conta que o Brasil não tem uma indústria de cinema propriamente dita, não dará nunca credibilidade ao Grande Prêmio de Cinema Brasileiro.
Esse cariococentrismo (e não, caro leitor, não estou xingando ninguém, esse não é um palavrão... É um neologismo...) se refletiu na indicação dos finalistas: três filmes produzidos no Rio de Janeiro e dois filmes de São Paulo (que, aliás, ficaram de mãos abanando...). Nenhum filme pernambucano foi indicado – o que é uma injustiça para o cinema pernambucano e sua criatividade intensa.
2- A DATA DE PREMIAÇÃO – Como é publico e notório, a Academia Brasileira de Cinema baseia-se no modelo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA. É, ela mesma, a Academia de Hollywood, que concede o popularíssimo Oscar – que um amigo irreverente chamou certa vez de “bonequinho viado”... (Inveja? Pode até ser...)
Só que, para quem conhece os hábitos da Academia de Hollywood, sabe que ela aponta os finalistas ao Oscar do ano anterior no mês de janeiro do ano seguinte, e entrega os “bonequinhos viados”... digo, os Oscars em fevereiro ou, no mais tardar, no comecinho de março.
Já a data de entrega do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro consegue ser a mais tardia possível. Este ano, conseguiu a façanha de entregar os prêmios do ano de 2011 em OUTUBRO de 2012 – isto é, com o ano de 2012 quase no fim. Pior: QUATRO DIAS DEPOIS DA ENTREGA DO PRÊMIO REDENTOR, do Festival do Rio.
Não sei se o Grande Prêmio de Cinema Brasileiro é só o troféu ou tem uma premiação em dinheiro que o acompanha. Se tem grana, por que não abre mais a rodinha para o resto do país? Se é só o troféu, o que o respeitável público de cinema pode dizer se resume a isso: “Ah, o filme ganhou o Grande Prêmio de Cinema Brasileiro? Legal, mas... e o Quico?”
(Pra quem nunca viu o Pânico na TV em seus bons tempos (isto é, quando fazia humor...): havia uma paródia do apresentador José Luiz Datena e de seu programa Brasil Urgente – e o Datena paródico conseguia ser mais hilariantemente histérico que o original. A certa altura, ele exclamava para o “diretor” do programa: “Agora... e o Quico? (Nesse momento, aparecem imagens congeladas do personagem Quico, do seriado mexicano “Chaves”.) E... o... Quico? O QUICO EU TENHO A VER COM ISSO?” E antes que o caro leitor diga que é podre, respondo-lhe: sim, é podre, mas é eficiente. Ou vai me dizer que não riu? Mas voltando à vaca fria...)
O que nos leva ao...
3- O NOME DO PRÊMIO – Rô começa seu texto no seu Almanakito citando o nobre colega Inácio Araújo, eficientemente irreverente em texto na Folha de S. Paulo. Com sua permissão, mestre Inácio: Quem inventou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro merecia uma medalha: não é todo dia que alguém dá a um prêmio de cinema o nome de corrida de cavalo.

E não é?
E, como eu disse antes, este prêmio da Academia Brasileira de Cinema quer ser o Oscar do cinema brasileiro, mas não consegue adotar um nome forte – ou, como a própria Rô pergunta: “Por que não arrumar um nome SINTÉTICO, PARÓDICO (e não paródico ao mesmo tempo!!!!!!) E GENIAL (...)???
O cinema mundial tem prêmios com nomes marcantes: Cesar – o equivalente ao Oscar na França; Goya – o equivalente ao Oscar na Espanha; Davi di Donatello – o equivalente ao Oscar na Itália; e, claro, o Oscar.
E olhe que o cinema brasileiro já teve prêmios com nomes marcantes: o Medalhão de Bronze, concedido pela revista Cinearte (apenas uma vez, em 1927, para Tesouro Perdido, de Humberto Mauro); o Saci, concedido pelo jornal O Estado de S. Paulo até 1968 (que, a rigor, era um prêmio multiartístico, concedido ao cinema e ao teatro); a Coruja de Ouro, do antigo INC; e mesmo (já que a própria Rô fala de Gramado) o Kikito – o deus do bom humor. Aliás, o Kikito, por longo tempo, foi o Oscar brasileiro – não apenas porque a forma da estatueta é ligeiramente parecida com a do “bonequinho viado”... quer dizer, do Oscar americano, mas porque o Festival de Gramado era o mais importante (ou um dos mais importantes, rivalizando com o de Brasília).
Talvez porque o nome do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro mude não por causa de falhas de comunicabilidade e empatia, mas ao sabor dos patrocinadores.
É só lembrar a história.
Quando começou, em 2002, tinha o singelo nome de Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro, porque era patrocinado (adivinhem?) pela Petrobras.
Em 2003, a Petrobras saiu de cena, e a edição do prêmio, que (claro) se chamou Grande Prêmio do Cinema Brasileiro foi feita com uma vaquinha entre exibidores e distribuidores.
A partir de 2004, passou a se chamar Grande Prêmio TAM do Cinema Brasileiro, quando a empresa aérea passou a patrocinar a láurea por quatro anos.
Hoje, o Ministério da Cultura, a Globo e a prefeitura do Rio de Janeiro patrocinam o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, e graças a Deus nenhum deles teve a brilhante ideia de exigir que o seu nome esteja no nome do prêmio (já pensou: “Grande Prêmio Globo do Cinema Brasileiro”, ou “Grande Prêmio Prefeitura do Rio do Cinema Brasileiro”? Ia ser um troço composto por cinco letras que cheiram tão mal...)
Agora, tem coisa pior do que o nome mutante (e, atualmente, hípico) do prêmio, a data tardia de sua entrega ou o cariococentrismo da Academia Brasileira de Cinema – e isso, a minha amiga Rô, com certeza, se esqueceu de falar por falta de espaço em seu Almanakito. É a ambição (até agora fracassada) de ser o prêmio maior da indústria cinematográfica brasileira. E, por conta disso, insistir em voltar o seu olhar somente para os ditos “filmes de mercado”, que como todos nós sabemos, fazem parte de um “cinema de patrocinador”, já que vão para as salas de cinema totalmente pagos pelos patrocínios das leis de incentivo – e que para isso, infelizmente, renunciam a uma busca corajosa por novas temáticas e novas formas de cinema. Talvez essa seja a explicação para a ausência dos filmes pernambucanos – que, sem nenhum favor, são o mais forte sopro de criatividade dentro do atual cinema brasileiro.
(Certo, eu gosto de O Palhaço. Mas não é por isso que deixarei de dizer o óbvio: ele é, ao mesmo tempo, a exceção e a regra.)
E, por favor, não insultem a nossa inteligência dizendo outro óbvio ululante: que o Oscar, da Academia de Hollywood, é um prêmio da indústria cinematográfica americana. Sim, é certo. Mas lembrem-se do nome da academia que entrega os Oscars: Academia de ARTES e CIÊNCIAS Cinematográficas. E, sim, ela é um prêmio da indústria. Mas também é um prêmio que quer ser artístico. E, nos últimos anos, se ser filme apenas comercial resultasse em Oscar, Os Mercenários, do tio Stallone, seria indicado e levaria todos os “bonequinhos viados”... ops, os Oscars do ano.
E enquanto o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro insistir em premiar a indústria cinematográfica comercial e ignorar a arte, a criatividade cinematográfica, não vai chegar até onde quer chegar.
*****************
A seguir, gravações de outras coberturas independentes do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Uma cobertura foi realizada pelo ilustre crítico de cinema luso-brasileiro Zé Fidélis.
A outra, mais profissional, foi realizada pela mais ilustre emissora de rádio brasileira de todos os tempos – a PRK-30.

Divirtam-se.

2 comentários:

  1. Graziele Cardozo9:10 PM

    Olá, o professor Fernando me passou o seu blog e eu achei muito bom o seu texto. Concordo com o mesmo em vários aspectos, acredito que talvez o maior problema brasileiro seja valorizar somente o que "dá dinheiro" porque a grande massa não possui um pensamento critico o suficiente para ver que tais filmes só querem realmente lucrar. Não digo que não há arte neles, a arte cinematográfica pode estar em um filme de qualquer espécie, mas é obvio que filmes “mais fáceis de entender” dão mais bilheteria, porém, como você mesmo disse no seu texto, o Oscar está se tornando cada vez mais um prêmio artístico, prova disso foram as várias estatuetas que o filme O Artista levou esse ano, sendo uma produção que foge totalmente a regra dos mais famosos filmes hollywoodianos, não rendendo tanta bilheteria quanto merecia, mas recebendo o devido reconhecimento.
    Agora a esperança de quem, como eu, pretende fazer cinema e audiovisual é crer que um dia o Brasil valorizará tanto a sétima arte quanto países como EUA, França e Itália.

    ResponderExcluir
  2. Graziele Cardozo10:38 PM

    Então, o professor Fernando me passou o seu contato para que eu pudesse lhe pedir algumas dicas para a prova de aptidão da segunda fase da fuvest, será que você poderia me passar o seu email para que pudéssemos trocar tais informações?

    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir