28 junho, 2012

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2012, sob o olhar de SOMBRAS ELÉTRICAS.


Como é público e notório, saíram os indicados para oGrande Prêmio de Cinema Brasileiro. É, aquele prêmio da Academia Brasileira de Cinema que quer ser o Oscar do cinema brasileiro, mas não consegue adotar um nome forte (tipo assim: Cesar – o equivalente ao Oscar na França; Goya – o equivalente ao Oscar na Espanha; Davi di Donatello – o equivalente ao Oscar na Itália; ou mesmo o Kikito – o deus do bom humor, troféu do saudoso Festival de Gramado), nem critérios permanentes de indicação e premiação.
Como também é público e notório, SOMBRAS ELÉTRICAS não faz parte do colégio eleitoral que elege os premiados – todos membros da Academia Brasileira de Cinema.
Dane-se. Por enxerida, esta revista indica os seus favoritos a este prêmio. Quem não concordar, tudo bem, não vamos brigar por isso. Agora, quem concordar, proponho que encham o saco dos ilustres associados da Academia Brasileira de Cinema para que premiem os nomes indicados. A listaestá aqui, para quem quiser pressionar.
Isto posto, vamos aos indicado pela Academia e os indicados por SOMBRAS ELÉTRICAS, em parêntesis.

MELHOR LONGA–METRAGEM DE FICÇÃO
ASSALTO AO BANCO CENTRAL de Marcos Paulo. Produção: Marcos Didonet, Vilma Lustosa e Walkiria Barbosa por Total Entertainment
BRÓDER de Jeferson De. Produção: Paulo Boccato e Mayra Lucas por Glaz Entretenimento Ltda, Renata Moura e Jeferson De por Barraco Forte
BRUNA SURFISTINHA de Marcus Baldini. Produção: Roberto Berliner e Rodrigo Letier por TvZero e Marcus Baldini por Damasco
HOMEM DO FUTURO, O de Cláudio Torres. Produção: Cláudio Torres e Tatiana Quintella por Conspiração Filmes
PALHAÇO, O de Selton Mello. Produção: Vania Catani por Bananeira Filmes

(Meu voto está dividido entre Broder, de Jefferson De, e O Palhaço, de Selton Mello. Motivo: sem ser chatos ou herméticos, os dois são projetos pessoais autênticos, que dialogam bem com o ilustre espectador e cumprem o que prometem. Os outros, por favor, esqueçam.)

MELHOR LONGA–METRAGEM DOCUMENTÁRIO
À MARGEM DO LIXO de Evaldo Mocarzel. Produção: Assunção Hernandes e Leonardo Mecchi por Raiz Produções e Letícia Santos por Casa Azul Produções Artísticas
AS CANÇÕES de Eduardo Coutinho. Produção: João Moreira Salles e Maurício Andrade Ramos por VideoFilmes
DIÁRIO DE UMA BUSCA de Flavia Castro. Produção: Flávio Ramos Tambellini por Tambellini Filmes, Estelle Fialon por Les Films du Poisson e Flavia Castro
LIXO EXTRAORDINÁRIO de João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker. Produção: Hank Levine por O2 Filmes e Angus Aynsley por Almega Projects
QUEBRANDO O TABU de Fernando Grostein Andrade. Produção: Fernando Menocci, Silvana Tinelli e Luciano Huck por Spray Filmes
ROCK BRASÍLIA de Vladimir Carvalho. Produção: Marcus Ligocki por Ligocki-Z Entretenimento

(Também temos voto dividido – desta vez entre À Margem do Lixo, e Evaldo Mocarzel, e As canções, de Eduardo Coutinho. A razão é a mesma: projetos que cumprem o que se propõem e dialogam com todos. Fora a presença da poesia em suas imagens.)

MELHOR LONGA–METRAGEM INFANTIL
PALAVRA CANTADA 3D - SHOW BRINCADEIRAS MUSICAIS de Carlos Garcia Magalhães e Marcelo Siqueira. Produção: Jerome Merle, Marcelo Siqueira, Patrick Siaretta, Paulo Tatit e Sandra Peres por Palavra Cantada
UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA de André Alves Pinto e Cesar Rodrigues. Produção: Diler Trindade por Diler & Associados

(Meu voto: Palavra cantada 3D. Uma professora muito maluquinha é simpático, gosto muito do Ziraldo, agrada as crianças e rendeu dinheiro. Mas, em termos de filme infantil, o bom filme é o que faz mais pelas crianças do que apenas divertir. E Palavra cantada 3D faz isso. Daí, o meu voto.)

MELHOR DIREÇÃO
ANDRUCHA WADDINGTON por Lope
CLÁUDIO TORRES por O Homem do Futuro
EDUARDO COUTINHO por As Canções
JEFERSON DE por Bróder
SELTON MELLO por O Palhaço

(A dúvida cruel de melhor longa se repete aqui: divido meu voto entre Jeferson De e Selton Mello, e pelas mesmas razões acima.)

MELHOR ATRIZ
ALINNE MORAES como Helena por O Homem do Futuro
DÉBORA FALABELLA como Manuela por Meu País
DEBORAH SECCO como Bruna Surfistinha por Bruna Surfistinha
LEANDRA LEAL como Carmen por Estamos Juntos
SIMONE SPOLADORE como Elvis por Elvis e Madona

(Essa me pegou... Além de lindas, são excelentes atrizes. Mas apenas beleza não põe mesa, e talento pode ser desperdiçado se não estiver inserido no projeto do filme. Daí, meu voto é para Simone Spoladore.)

MELHOR ATOR
CAIO BLAT como Macu por Bróder
CASSIO GABUS MENDES como Hudson por Bruna Surfistinha
SELTON MELLO como Benjamim/Palhaço Pangaré por O Palhaço
WAGNER MOURA como Marcelo por Vips
WAGNER MOURA como Zero por O Homem do Futuro

(Aqui, nenhuma dúvida: Selton Mello.)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
CASSIA KISS como dona Sônia por Bróder
DIRA PAES como Leonora por Estamos Juntos
DRICA MORAES como Larissa por Bruna Surfistinha
FABIANA KARLA como Tonha por O Palhaço
FABÍULA NASCIMENTO como Janine por Bruna Surfistinha

(Mais uma vez, a dúvida cruel vinda de melhor longa, e pelas mesmas razões. Divido meu voto entre Cassia Kiss e Fabiana Karla.)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
AILTON GRAÇA como Seu Francisco por Bróder
CAUÃ REYMOND como Murilo por Estamos Juntos
JONATHAN HAAGENSEN como Jaiminho por Bróder
PAULO JOSÉ como Valdemar/Palhaço Puro Sangue por O Palhaço
TONICO PEREIRA como Doutor por Assalto ao Banco Central

(Mais uma vez, a dúvida cruel 2, a missão. Divido meu voto entre Jonathan Haagensen e Paulo José.)

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
ADRIAN TEIJIDO, ABC por O Palhaço
GUSTAVO HADBA por Bróder
LULA CARVALHO por Estamos Juntos
RICARDO DELLA ROSA, ABC por Lope
RICARDO DELLA ROSA, ABC por O Homem do Futuro

(Aqui, nenhuma dúvida: Adrian Tejido, por O Palhaço.)

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
ADRIAN COOPER, ABC por Capitães da Areia
ALEXANDRE MEYER por Assalto ao Banco Central
CARLOS BODELÓN, CÉSAR MACARRÓN e LILLY KILVERT por Lope
CLAUDIO AMARAL PEIXOTO por O Palhaço
YURIKA YAMAZAKI por O Homem do Futuro

(Claudio Amaral Peixoto, por O Palhaço.)

MELHOR FIGURINO
KIKA LOPES por O Palhaço
LETÍCIA BARBIERI por Bruna Surfistinha
MARCELO PIES por O Homem do Futuro
MARJORIE GUELLER por Capitães da Areia
TATIANA HERNÁNDEZ por Lope

(Kika Lopes, por O Palhaço.)

MELHOR MAQUIAGEM
DENISE BORRO e MARINA BELTRÃO por Capitães da Areia
GABI MORAES por Bruna Surfistinha
MARINA BELTRÃO por Elvis e Madona
MARLENE MOURA e RUBENS LIBÓRIO por O Palhaço
MARTÍN MACÍAS TRUJILLO por O Homem do Futuro

(Mais uma vez, a dúvida cruel 3, a revanche. Fico entre Marina Beltrão, por Elvis e Madona, e Marlene Moura e Rubens Libório, por O Palhaço.)

MELHOR EFEITO VISUAL
ANDRÉ KAPEL por Bróder
CLÁUDIO PERALTA por O Homem do Futuro
CLÁUDIO PERALTA e MARCELO SIQUEIRA por Lope
DIEGO VELASCO-DE ARMAS por Onde Está a Felicidade?
EDUARDO SOUZA e RODRIGO LIMA por Bruna Surfistinha

(Curto e grosso: André Kapel, por Broder.)

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
ANDRÉ RISTUM, MARCO DUTRA e OCTÁVIO SCOPELLITI por Meu País
BRUNO MAZZEO, ROSANA FERRÃO, JOSÉ ALVARENGA JR e MARCELO SABACK por Cilada.com
CLÁUDIO TORRES por O Homem do Futuro
JEFERSON DE e NEWTON CANNITO por Bróder
JOSÉ DE CARVALHO E MARCELO LAFFITTE por Elvis e Madona
MARCELO VINDICATTO e SELTON MELLO por O Palhaço

(Mais uma vez, a dúvida cruel – desta vez, tripla: Jeferson De e Newton Cannito, por Bróder; José de Carvalho e Marcelo Laffitte, por Elvis e Madona; e Marcelo Vindicatto e Selton Mello, por O Palhaço. Os outros, tchau e benção.)

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
ANTONIA PELLEGRINO, HOMERO OLIVETTO e JOSÉ CARVALHO por Bruna Surfistinha. Adaptado da obra "O Doce Veneno do Escorpião" de Bruna Surfistinha
BRAULIO MANTOVANI, A.C. e THIAGO DOTTORI, A.C. por Vips. Baseado no livro "VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso" de Mariana Caltabiano
CECÍLIA AMADO e HILTON LACERDA por Capitães da Areia. Adaptado da obra "Capitães da Areia" de Jorge Amado
DOMINGOS OLIVEIRA por Todo Mundo Tem Problemas Sexuais. Adaptado da peça teatral homonina de Domingos Oliveira e Alberto Goldin
MARCELO RUBENS PAIVA por Malu de Bicicleta. Adaptado da obra "Malu de Bicicleta" de Marcelo Rubens Paiva

(Aqui, nenhuma dúvida: Domingos Oliveira. Certo, Todo Mundo Tem Problemas Sexuais pode não ser o seu melhor filme, mas o roteiro adaptado é coerente com seu pensamento.)

MELHOR MONTAGEM FICÇÃO
EDUARDO HARTUNG por Capitães da Areia
FELIPE LACERDA por Assalto ao Banco Central
JEFERSON DE e QUITO RIBEIRO por Bróder
MANGA CAMPION e OSWALDO SANTANA por Bruna Surfistinha
MARILIA MORAES e SELTON MELLO por O Palhaço

(Mais uma vez, a dúvida cruel 4: fico entre Marilia Moraes e Selton Mello por O Palhaço, e Jeferson De e Quito Ribeiro, por Bróder.)

MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO
ANNA PENTEADO, BRUNA CALLEGARI, DIANA ZATZ, FELIPE IGARASHI e RAFAEL
BUOSI 
por Mamonas Para Sempre
AVA GAITÁN ROCHA por Estrada Real da Cachaça
BAÚ CARVALHO e HENRIQUE DANTAS por Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano
JORDANA BERG por As Canções
PEDRO KOS por Lixo Extraordinário
SÉRGIO AZEVEDO e VLADIMIR CARVALHO por Rock Brasília

(Nâo, não estou trêbado: Ava Gaitan Rocha, por Estrada Real da Cachaça.)

MELHOR SOM
ALESSANDRO LAROCA, ARMANDO TORRES JR E ROMEU QUINTO por Vips
ALOYSIO COMPASSO, JOSÉ LOUZEIRO e PATRICK O'SULIVAN por Lixo Extraordinário
BRANKO NESKOV, GEORGE SALDANHA e SIMONE PETRILLO por Capitães da Areia
GEORGE SALDANHA, LUIZ ADELMO e PAULO GAMA por O Palhaço
JORGE SALDANHA, MIRIAM BIDERMAN, RICARDO REIS e RODRIGO NORONHA por O Homem do Futuro

(Rápido e rasteiro: George Saldanha, Luiz Adelmo e Paulo Gama, por O Palhaço.)

MELHOR TRILHA SONORA
CLÁUDIO KAHNS a partir da obra dos MAMONAS ASSASSINAS por Mamonas Para Sempre
EDU LOBO por Não se Preocupe, Nada Vai Dar Certo
JEFERSON DE e JOÃO MARCELO BOSCOLI por Bróder
LENINE por Amor?
VLADIMIR CARVALHO por Rock Brasília

(Mais uma vez, a dúvida cruel 5: fico entre Edu Lobo, por Não se Preocupe, Nada Vai Dar Certo, e Jeferson De e João Marcelo Boscoli, por Bróder.)

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
ANDRÉ MORAES e CHRIS PITMAN por Assalto ao Banco Central
ANTONIO PINTO por Vips
CARLINHOS BROWN por Capitães da Areia
DADO VILLA-LOBOS por Malu de Bicicleta
PLÍNIO PROFETA por O Palhaço

(Plínio Profeta, por O Palhaço.)

MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO
CONTAGEM dirigido por Gabriel Martins e Maurílio Martins
ENTRE MUROS dirigido por Adriana Tenório
MÁSCARA NEGRA dirigido por Renê Brasil
PRA EU DORMIR TRANQUILO dirigido por Juliana Rojas
ÚLTIMO DIA, O dirigido por Christopher Faust

(Pra eu dormir tranquilo, de Juliana Rojas.)

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
ANGELI 24 HORAS dirigido por Beth Formaggini
O GIGANTE DE PAPELÃO dirigido por Barbara Tavares
OVOS DE DINOSSAURO NA SALA DE ESTAR dirigido por Rafael Urban
PRAÇA WALT DISNEY dirigido por Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira
PROCURANDO MADALENA dirigido por Ricardo Sá
VERDADEIRA HISTÓRIA DA BAILARINA DE VERMELHO, A dirigido por Alessandra Colassanti e Samir Abujamra

(Mais uma vez, a dúvida cruel 6. Claro, A verdadeira história da bailarina de vermelho está mais para mockumentary – e corrijam a minha burrice: é este o termo com o qual designam os falsos documentários? – mas voudividir meu voto entre ele e Angeli 24 horas.)

MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
AS AVENTURAS DE PAULO BRUSCKI dirigido por Gabriel Mascaro
O CÉU NO ANDAR DE BAIXO dirigido por Leonardo Cata Preta
CÉU, INFERNO E OUTRAS PARTES DO CORPO dirigido por Rodrigo John
ENGOLELOGOUMAJACAENTÃO dirigido por Alex Antunes, Guilherme Coutinho, Marão, Tiago MAL
FURICÓ E FIOFÓ dirigido por Fernando Miller
SAMBATOWN dirigido por Cadu Macedo

(Aqui a dúvida é cruel demais. Vai ficar em branco, pois os cinco são ótimos.)

MELHOR LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO
CISNE NEGRO (Black Swan, Ficção, EUA) - dirigido por Darren Aronofsky. Distribuição: Fox Film do Brasil.
UM CONTO CHINÊS (Un Cuento Chino, Ficção, Argentina / Espanha) - dirigido por Sebastián Borensztein. Distribuição: Paris Filmes.
MEIA NOITE EM PARIS (Midnight in Paris, Ficção, EUA / Espanha) - dirigido por Woody Allen. Distribuição: Paris Filmes.
PELE QUE HABITO, A (La Piel que Habito, Ficção, Espanha) - dirigido por Pedro Almodóvar. Distribuição: Paris Filmes.
RIO (Rio, Animação, EUA) - dirigido por Carlos Saldanha. Distribuição: Fox Film do Brasil.

(Mais uma vez, a dúvida cruel 7. Qualquer um dos quatro primeiros filmes da lista mereceria o prêmio. Rio, de Carlos Saldanha, nem pensar. Certo, é uma gracinha e um trabalho de animação primoroso. Mas filme de animação também é roteiro, e ele se esmera nos bons e velhos estereótipos que americano tem sobre o Brasil e qualquer outro país da América Latina. Só faltou o mexicano-que-dorme-de-sombrero.)
E vocês, o que acham? Escrevam para sombraseletricas@gmail.com ou sombraseletricas@yahoo.com.br e dêem a sua opinião.

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